terça-feira, 21 de julho de 2009

Fui hoje ao Vaticano

(Aviso: informação longa e não necessáriamente interessante)

Sinceramente, não percebo o alarido. A Pietá é muito bonita, é verdade, mas a basílica, não sei porquê, deixou-me com um ligeiro desapontamento. Andando por Roma, encontrei várias que pessoalmente consideraria mais bonitas.

Saltando umas horas, não muito tempo depois lá tive que apanhar o avião de volta, mas isso sim é uma história. Então, estava eu muito bem a querer ir apanhar o comboio, quando vejo que foi adiado. Mal. Mas ok. Estou eu para lá à espera, quando aparece um rapaz (mais tarde descubro que era um canadiano de Toronto) que pergunta ao senhor sentado ao meu lado a que horas era o comboio. Ele diz o que já sabia, que tinha sido adiado para as 16:52, mas também diz algo novo: que o comboio já estava a ser adiado desde as 15:00. Pânico. Precisava de fazer o check-in e não me tinha dado própriamente horas e horas de margem de erro para o comboio estar atrasado. Começo a falar com os outros 2 (o canadiano e o senhor que mais tarde descubro é Professor Assistente de Geologia, especializado em sedimentologia, no Kurdistão) e proponho apanhar um taxi em conjunto. Apenas o senhor curdo concorda (o outro rapaz era mais esperto que eu e tinha o avião só às 22:00). Lá vamos nós apanhar um táxi, mas sem perguntar antes o preço. Aparentemente são 40€, taxa fixa. Isto mais os 11€ do comboio que não podia ver de volta. Ao menos o senhor curdo estava lá para partilhar a taxa. Lá vamos nós para o aeroporto, fazendo conversa, incluindo com o taxista. Chego ao aeroporto, paga o senhor o taxi e tenho eu que ir ao multibanco para pagar a minha parte, que, como bom estudante, não ando assim com 20€ para assoar o nariz. Encontra-mos um e, que fixe, a máquina engole-me o cartão. Foudasse. Isto sem dizer que estava já com o nervoso de chegar a tempo ao check-in e uma bruta dor de cabeça que tinha escolhido hoje para me chatear. Mas que merda. O senhor, extremamente boa pessoa, diz que não faz mal, dá-me o cartão de negócios para manter-mos o contacto, e eu vou fazer o check-in. Perfeito, sem problemas. Mas agora tenho algum tempo até ir ao meu "gate", vou procurar o multibanco de novo. Este estava a dar todo o tipo de mensagem estupidas em italiano em sequência cíclica: "Cartão ilegivel, dirigir-se a vossa instituição bancária","Operação não disponivel","A voltar ao menu". Estou neste momento a mandar manguitos à máquina. Esta decide reiniciar (Esperança!) e entra (nem adivinham) no Windows XP! Lá começa a rotina de multibanco e cospe-me o cartão (Alívio...). Sigo à procura de outro. Encontro e saco 30€. O senhor, no táxi, disse que precisava de ir para o Líbano, quando o taxista pergunta pelos terminais respectivos e encontrei um voo às 22:00 para Beirut. Encontrei o senhor, e ofereço-me para dar o dinheiro; ele ainda diz que não é preciso, que posso ficar com ele, mas eu decido dar na mesma. Eu sei, eu sei, António e Rijo, não era o que teriam feito, mas acho que o estar ali no IGC na mesma rede onde trabalha o Filipe, a sua moral rígida começa a permear as pessoas. Acredito mesmo que o Filipe foi para bioinformática para tentar influenciar as pessoas pela internet.

Bom. O senhor afinal era o Vice-President for Administration and Finance Affairs do Ministry of Higher Education and Scientific Research do Kurdistão, e convidou-me para visitar o país. Acho que adivinho uma collaboration. Zebrafish e sedimentologia, deve haver uma relação.

Com isto, a minha rede de contactos chega do Canadá ao Kurdistão. Não pelo rapaz canadiano na estação, mas por causa de 2 irmãs do quebéc muito simpáticas que conheci no hostel onde fiquei 3 dias antes da conferência própriamente dita. Também conheci 3 estudantes polacos de filosofia, outro polaco que compra e vende carros, uma rapariga francesa nascida nos estados unidos, uma austriaca que estudava história e uma americana que estudava literatura. Tudo gente porreira, mas sem começar com as pessaos do congresso. Lá, conheci mais portugueses de que outra coisa. Se há algo que aprendi é que o mundo é pequeno e Portugal é microscópico porque os portugueses todos conseguiam encontrar um minimo de 3 graus de separação. Lá se formou um cluster de tugas que iam jantar a Trastevere porque (tentem adivinhar) era barato (e também porreiro de se visitar).

Também aprendi que Zebrafish é que é, e que quem não está a estudar Zebrafish está a perder o seu tempo. A sério; só o tempo que demoram a arranjar ratinhos ou crescer moscas, nós já começamos a escrever o paper. E houve um alemão que chamou a uma imagem minha "a melhor do congresso" \m/.

Por falar em melhor ou pior, as italianas deixaram a desejar, temo em contrariar-te Pimpão. Gostei mais das turistas que por lá andavam que das italianas, mas uma coisa elas sabiam: vestir para chamar à atenção. E por pós e quimicos e fazer essas coisas que todas a raparigas fazem, mas a mais. Não percebo porque é que, estando em Itália, se vai alguém bronzear artificialmente.

Talvez para serem mais visiveis para os carros e scooters, porque o trânsito ali é o pânico. Voltar para Portugal foi um alívio para voltar a ver estradas com faixa esquerda, direita e do meio, em vez de teres uma faixa com um carro mais à esquerda, outro mais à direita, um no meio, um atravessado e 20 scooters a passar no espaço livre. Lá, o vermelho não é sinal para parar; é uma mera sugestão. Vi mesmo caros que paravam no MEIO dos cruzamentos, quando estava vermelho para eles. Deve ser por isso que os senhores dos ministérios não se podem atrasar e têem direito a sirentes e pequenas tabuletas ridiculas a dizer "Ministério delle interno/defesa/whateveri". Porque em Roma ouvesse sirentes por todo o lado, o dia inteiro. Tenho a certeza que estão só a tentar cortar o trânsito.

Mas a comida, meu deus, a comida. Engordei 6 kilos... Mas dou um conselho que outras pessoas talvez não dêem: queijo de búfala. Absolutamente espetacular.

Pois bem. Não sei mais do que falar. Talvez deixe o que não me lembro para ter tópico de conversa quando formos ao Sabor.

Ciao

PS: Não tenho fotos para provar nada disto por enquanto; a minha máquina, essa puttanesca, decidiu avariar precisamente no dia antes. Talvez consiga fotos daquele rol de pessoas que referi.
PPS: "Hoje", já é relativo, já passou a meia noite enquanto escrevia isto.
PPPS: Não estou para corrigir a gramática =P.

6 comentários:

  1. É bom saber que influencio pessoas mesmo sem tentar.

    Invejo-te a viagem e especialmente a comida. E Ferraris, Maseratis, Lamborghinis e Paganis, viste muitos?

    ResponderEliminar
  2. Só mesmo um Ferrari. Tava mais a tentar manter-me vivo quando atravessava a estrada do que a tentar ver as marcas...

    Mas os carabinieri conduzem alfa-romeos quitados:

    http://www.carabinieri.it/internet/imagestore/cittadino/download/sfondi/img/159_1024.jpg

    ResponderEliminar
  3. Palmada...a primeira palavra que me vem à cabeça é...brutal! =P

    E folgo muito em saber que, apesar de todas as mil aventuras, estás de volta à nossa companhia e ao que parece são e salvo ^^

    Patrícia *

    ResponderEliminar
  4. Fogo grande aventura...tenho de começar a viajar para também me acontecerem coisas alucinantes! Só achei curioso teres ficado com o contacto de um gajo do Kurdistão em vez de com o contacto de uma das meninas...mas isso são opções!

    Patrabéns pelo sucesso com o teu trabalho...mas, oh Deus perdoa-o que ele não sabe o que está a dizer, zebrafish não é assim nada de especial...tudo bem é engraçado, dá pa fazer uns filmes e umas fotos bonitas...mas é só mm isso!

    O pessoal das moscas, minhocas, peixes e afins servem para "partir pedra", para dar pistas sobre determinados fenómenos biológicos...quando se trata de investigação à séria que entra em acção é a malta dos ratos e ratinhos! ;) Mas não fiques triste, todos têm o seu lugar e importância.

    Digo-te que o timing da tua viagem não foi nada acertado...foste engordar na precisa altura em que toda a gente mata por perder uns gramas. Ah! e mozzarela segundo sei pode ser queijo de búfala.

    Em jeito de remate quro salientar a tua honestidade...é de deixar a lágrima ao canto do olho. Ainda há pessoas boas neste mundo :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Miguel, Miguel, claro que fiquei com o contacto das 2 meninas =P

    ResponderEliminar
  6. PS (isto não deixa editar comentários): Preferia ter ficado com o contacto da austriaca, que está neste momento com duvidas se aceita uma proposta para ser modelo =P

    ResponderEliminar