sábado, 28 de fevereiro de 2009




Oi pessoal biólogo!

Bom... parece que o dia 28 é o meu dia, e é melhor escrever qualquer coisa antes que seja tarde demais!
Hum... por onde começar... inicialmente tinha pensado relembrar os grandes tempos em que demos os primeiros passos na vida académica, com alguns dos melhores momentos, mas com os milhaes de fotos que foram recentemente adicionados, qualquer foto que eu postasse provavelmente ja seria repetida! :O
Sendo assim... E uma vez que um dos outros objectivo deste blog é ir relatando o nosso dia-a-dia, decidi abrir os horizontes dos meninos dos PCR e contagem de bactérias, etc. e falar um pouco sobre o meu local de trabalho (quando estou no campo claro) :P
Tenho o privilégio de estar a fazer o meu trabalho de campo naquela que é sem dúvida uma das zonas mais bonitas de Portugal continental: a região do Vale do Sabor.
Aqui ficam algumas fotos da paisagem que me acompanha diariamente,vales verdes, zonas de bosque mediterrâneo quase intacto, arribas onde se escondem vários ninhos de águias imponentes, la em baixo o Rio Sabor, e como pano de fundo, o manto branco que actualmente cobre a Serra do Montesinho. Ao vivo, acreditem é muito mais espectacular! Aconselho uma visita ao local, de preferência antes que grande parte deste Partimónio Natural seja destruido pela construção da barragem do Sabor.
O Rio Sabor nasce na Galiza e percorre cerca de 120km até desaguar no Rio Douro. É um dos ultimos rios selvagens de portugal e possui um valor Ecológico único e insubstituível. No vale do Sabor surgem também os mais extensos e bem conservados azinhais e sobreirais de Trás-os-Montes, apresentando ainda uma elevada diversidade de habitats, onde se podem encontrar inumeras espécies de Aves (Grifo, Águia de Bonelli, Águia-real, Britango, Falcão Peregrino, Cegonha Preta, Bufo-real), Mamíferos (Lobo, Corço, Gato-bravo, a Toupeira-d’água, Lontra, entre muitos outros), e representa o principal local de desova e alevinagem da comunidade piscícola de uma vasta área (desde o Sabor até à albufeira da Valeira no Douro.
Por tudo isto, a importância natural do vale do rio Sabor levou à sua classificação como Área Protegida de Interesse Nacional, estando incluido numa Zona de Protecção Especial (ZPE) e numa IBA (Important Bird Area, BirdLife International).

Bom, acho que já escrevi de mais... n quero dar a seca a ninguem, mas tinha de "vender o meu peixe"! ;)

Só mais uma coisa, para quem esteja a ponderar ir ao ENEB, informo que em principio amanha estará disponível o programa definitivo em http://xiiieneb.org/
Eu cofesso que estou indecisa, as Jornadas da Conservação têm um programa bastante interessante! Depende do que o ENEB tiver para oferecer este ano...

Beijinhos e até para o mês que vem!
***
Joana

3 comentários:

  1. Parece uma zona de Portugal a não perder, sem dúvida! Tenho de tentar ir para esses lados o mais rápido possível... Obrigado por este sneak a pic do teu trabalho! :)

    Eu tava mais inclinado de ir às Jornadas da Conservação!! Vamos!!

    Hugo Z

    ResponderEliminar
  2. Ola Joaninha!
    so passei para dizer q tambem fiquei encantada c o teu local de trabalho! ;)

    bjs
    Ana Marcelino

    ResponderEliminar
  3. Acho mal dizeres isso que as gentes dos PCR's não gostam de campo. Mais, digo que te deviamos ir assediar ao local de trabalho um dia destes =P.

    PS: O programa do ENEB está agora no site.

    ResponderEliminar